Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.
A fase de planejamento e dos levantamentos ficaram para trás e após o recarregamento das baterias, diretores da UEFAMS vão a campo (Foto: Arquivo)
Bastou a circulação de um vídeo, através das redes sociais pela internet, postado pelo Departamento Técnico da União Esportiva de Futebol Amador de MS (UEFAMS), para que os dirigentes, empresários e principalmente os jogadores ficassem em “polvorosa” quanto ao conteúdo da mensagem feita através da referida postagem, que para muitos foi de forma simples, mas que causou muito alvoroço e reboliço no mundo do futebol amador do Estado e quiçá do país.
Como se sabe, a UEFAMS é apontada como uma das três melhores entidades que promovem a competição, sendo que as outras duas, ainda não foram divulgadas.
Através do “simples vídeo” com duração de 20 segundos, o mesmo anunciou para agosto, o início dos jogos válidos pela 3ª Liga Terrão Estadual MS.
A princípio, o vídeo com muita simplicidade, mas que retrata a enorme riqueza para o futebol amador do país levou ao ar, mensagens importantes como por exemplo, o mês que a competição oficialmente será iniciada; o números de times inscritos e bem como dos municípios onde serão as sedes e o valor total da premiação.
Pronto! Esses poucos, mais riquíssimos detalhes foram suficientes para causar um verdadeiro “auê” em todo o Estado de MS e em algumas cidades do interior de São Paulo que fazem divisa com MS.
Maior do mundo!
A verdade é uma, e tão somente uma só e, contra fatos, como se sabe, não há argumentos: Trata-se realmente da maior competição esportiva no futebol amador do mundo e isso é inegável, em todos os quesitos ou critérios, a Liga Terrão Estadual, desta feita na sua 3ª edição, promovida e organizada pela União esportiva de Futebol Amador de MS (UEFAMS) realizará a maior competição do esportiva amador do mundo!
Números
Não se trata de nenhuma utopia, portanto nada ilusório, tanto que os fatos estão ai e para chegar à essa conclusão, basta ver os números apresentados através do propalado e revolucionário vídeo e faça a comparação, caso exista outras competições, tal como a Liga terrão Estadual no mundo, mas com as mesmas características implantada com pleno sucesso pela UEFAMS e que revolucionou a modalidade pelo país afora.
A começar pelo número de times em apenas uma e tão somente uma categoria, chamada Livre: confirmados até o momento 304 equipes; número de municípios que sediarão a competição: 31 cidades do Estado, que tem 79 municípios, ou seja aproximadamente 40%, têm times que confirmaram presenças, daí, a necessidade em o Governo do Estado, firmar parceria com a entidade, pois a mesma levará, sem custo nenhuma aos lugares, saúde, através da prática esportiva, diversão, lazer além de movimentar a economia local e a outra grande atração e que desperta a cobiça por parte de todos, além da competição em sim, é a premiação no valor de R$ 80 mil, restando apenas as definições dos valores destinados aos times campeão, vice, 3º e 4º colocados.
Para ter ideia, com 304 times participantes, sendo que cada um deles terá o direito de inscrever no máximo 30 atletas, totalizará 9.120 jogadores, além dos jogadores, o campeonato terá ainda o envolvimento de outras pessoas, como diretores, comissão técnica, departamento médicos – massagista e terapeutas – árbitros, organizadores, entre outros, esse total poderá chegar à casa de 15 mil participantes diretos.
Na temporada passada, ocasião em que foi disputada a 2ª Liga Terrão Estadual MS, participaram do campeonato, “apenas” 224 times que representaram “apenas” 22 municípios e o valor total da premiação foi de R$ 40 mil.
Já começou!
Mas na verdade a 3ª Liga Terrão Estadual MS, o maior campeonato de futebol amador do mundo, foi iniciado ainda em janeiro passado, ocasião em que o presidente da entidade, Cleiton Ferreira e o diretor financeiro Júlio do Campo Nobre, ao lado de outros dirigentes, iniciaram as reuniões, debruçando em mesas e nelas, calendários, mapa do Estado de MS, datas de aniversários dos municípios, quando então iniciaram um amplo estudo bem como todo o levantamento logístico para colocar em prática a partir de agosto, quando então, a bola rolará, mas com todos os detalhes definidos, sem nenhuma pendência.
Presidente Cleiton Ferreira (e) e diretor Júlio do Campo Nobre, da UEFAMS, sempre presentes em competições pelo Estado afora (Foto: Divulgação)
Após as reuniões foram enviados os convites aos municípios, sendo estes com o levantamento dos feriados municipais, nacionais e estaduais entre outras datas festivas, para a marcação de jogos, centenas de times também foram devidamente convidados.
Nas reuniões, para a elaboração da logística, a ser percorrida pelos times devidamente participantes, o Departamento Técnico teve que fazer o “casamento” dos municípios próximos, para facilitar o translado dos times que representarão os mesmos, nas fases inicias da competição e com isso, evitar o excesso de gastos com translado, viagem e alimentação.
Parcerias
Diante de um campeonato dessa magnitude, que movimentará o futebol amador nas quatro regiões do Estado de MS – norte – sul – leste e oeste, os diretores da União Esportivas de Futebol Amador (UEFAMS), saíram na frente dos jogadores e deram o pontapé inicial, mas em busca das parcerias e os primeiros procurados foram a Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), o Governo do Estado, através da Fundesporte e a Prefeitura de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Esportes, através do diretor-presidente Odair Serrano.
Na Assomassul, Júlio do Campo Nobre se reuniu comSr. JUNIOR diretor- presidente Valdir Júnior, devidamente acompanhado por Gustavo Pereira, da Governadoria (Foto: Divulgação)
Nos órgãos visitados os diretores da UEFAMS foram bem recebidos e além disso, tiveram a certeza que os mesmos continuarão juntos, pois não se trata de uma mera ou simples realização futebolística e sim do Maior Campeonato de Futebol Amador do Mundo.
“Tudo foi feito devidamente dentro de um cronograma de trabalho. Mais uma vez, como das outras, não pulamos nenhuma das fases e o projeto devidamente no papel, foi feito dentro do critério e por capítulo. Como algumas etapas já foram vencidas, agora vamos virar e vamos avançar para as outras ainda pendentes, mas devidamente encaminhadas e bem perto das suas conclusões. É inegável que o trabalho, mesmo sendo muito compensador, é árduo e tem todos os critérios que devem ser devidamente elaborados e seguidos dentro das suas fases, pois somente assim, teremos a certeza quanto ao sucesso do campeonato”, disse Júlio do Campo Nobre, com dois aparelhos de celulares e praticamente atendendo ambos ao mesmo tempo, com chamadas dos municípios e diretores dos times querendo garantir vagas.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.